Tuesday, April 18, 2006

Termo de Abertura

Este blog foi criado por minha livre iniciativa no intuito de proporcionar uma discussão pública prévia sobre a revisão dos Estatutos do SC Beira-Mar.
Conhecendo a intenção da actual Direcção e do Conselho Geral levar o tema à próxima Assembleia Geral do Clube, entendi, na qualidade de associado nº 2047 do SC Beira-Mar contribuir desta forma para um debate que se pretende elevado.
Enquanto membro do Conselho Geral, já tive oportunidade de me debruçar sobre um projecto de revisão que será brevemente apresentado aos sócios. No entanto, algumas questões não foram consensuais no seio do próprio Conselho, pelo que, a pertinência dos temas em causa merece uma reflexão mais cuidada.
Assim, procurarei trazer a este espaço alguns dos pontos-chave do projecto de revisão, bem como, aqueles sobre os quais o Conselho não tomou posição, aguardando pelo veredicto dos sócios em sede de Assembleia Geral.
Os comentários serão todos bem-vindos. No entanto, serão sujeitos a moderação cuidada. Pretende-se uma discussão aberta e isenta de pré-conceitos.

3 Comments:

Anonymous Anonymous said...

As suas intenções são as melhores e demonstram uma qualidade humana que não está ao alcance de toda a gente.
De qualquer modo para que o Clube seja ainda maior é preciso urgentemente uma sede que possa respeitar a memória do clube e promover um convívio são entre os sócios que nunca existiu.
Sendo o S.C.Beira Mar o clube mais representativo da cidade em nº de sócios e em orçamento financeiro proque é que não dispõe de uma sede e de um pavilhão?
Gostava de o ver empenhado nessa batalha...

19 April, 2006  
Blogger Nuno Q. Martins said...

Agradeço o comentário e tenho todo o gosto em responder-lhe, apesar de não ser identificado.

Ao criar este blog, pensei na possibilidade "fácil" de trazer aqui temas de interesse para os associados do Beira-Mar, evitando que cheguem à Assembleia Geral sem conhecimento prévio das questões que são, porventura, essenciais e/ou polémicas. Sinceramente, espero que seja útil, ainda que tenha a plena noção que este blog é um meio apenas disponível para os associados que utilizam internet. Por isso, a possível criação de outros fóruns de debate não será de desprezar.

Quanto à questão da sede e do pavilhão, já manifestei a minha opinião por diversas ocasiões junto dos responsáveis do clube. No entanto, acredite que a complexidade de ambas as questões torna inútil qualquer batalha de pressão que possa ser travada por nós, sócios. Há um protocolo que a CMA (ainda) não cumpriu com o Beira-Mar em relação à sede e há uma situação de indefinição em relação ao actual pavilhão que condiciona a construção do novo. Além de que, a direcção neste momento, está empenhada em conseguir receber os valores em dívida da CMA/EMA, pelo que, devido aos problemas de tesouraria que essa questão está a provocar, a sensatez impedirá a actual direcção de exigir mais da CMA nesta altura.

Mas que fique claro que já me manifestei várias vezes sobre ambas as questões junto dos responsáveis do clube. Inclusivé, levantei a possibilidade de o Pavilhão permanecer numa zona relativamente central da cidade e ter encorporado o edifício que seja a sede social do clube, ou seja, conferir à mesma infra-estrutura essa dupla dimensão, canalizando os esforços numa só obra capaz de suprir ambas as necessidades.

No entanto, estas possibilidades são um mero "partir pedra" quando, na verdade, a CMA atravessa dificuldades para cumprir os seus compromissos. Penso que esta questão poderá conhecer alguns desenvolvimentos assim que a CMA e o BM cheguem a acordo em relação à forma de pagamento dos cerca de 800.000€ que a autarquia deve ao clube.

Saudações Beiramarenses!

19 April, 2006  
Anonymous Anonymous said...

A sede como disse o Nuno,está protoculada pela anterior direcção.
Em relação ao pavilhão tambem havia um acordo com a autarquia, para se viabilizar construção suficiente, no local do actual, que desse um quantitativo em dinheiro,ou então para se fazer permuta com um emppreiteiro,para construir um novo sem encargos para SCBM,prometendo a autarquia de então de arranjar um terreno graciosamente.Outra promessa da autarquia que não foi cumprida foi a oferta de um terreno para a feitura de umas bombas de gasolina para o Beira-Mar explorar.
Se a Câmara cumprir o protoculado com o Clube,este teria o futuro mais que garantido desde que gerido com cabeça.
Infelizmente esta direcção já tem mais de um ano de gestão e nada fez,sobre estas matérias,só tem reinvicado o dinheiro que a Câmara deve,sendo algum ainda da outra direcção.
Tirou o preto dos equipamentos o que afronta os estatutos do Clube, enfim,o Beira só teve como dono os Sócios e agora tem patrõezinhos que fazem o que querem.
Será que os Sòcios quando acordarem não lhe irão pedir responsabilidades por tudo isto e pela gestão danosa que a Assembleia para este efeito vai demonstrar.
A.FILIPE «O Grande»

26 August, 2006  

Post a Comment

<< Home